Voltar a mergulhar depois de uma pausa
- Scuba Miguel

- 22 de out. de 2020
- 2 min de leitura
No mergulho, tal como noutros desportos ou actividades, se não praticarmos regularmente esquecemo-nos de certas coisas e perdemos o à-vontade que antes tínhamos.
No entanto, ao contrário do ténis ou do futebol, em que o pior que pode acontecer é falharmos um serviço ou um passe, o mergulho exige que nos lembremos bem das técnicas por uma questão de segurança (nossa e, às vezes, dos outros).
Ensinamos no curso Open Water que se estivermos seis meses sem mergulhar devemos fazer um mergulho acompanhados de um profissional para nos relembrarmos de certas técnicas.
Eu acrescentaria que mais do que nos lembrarmos das técnicas, isto serve para dar ao mergulhador confiança para prosseguir no mergulho e evitar situações de perigo ou pânico por não se recordar como se faz determinada coisa.
E é justamente por isso que existe o Programa ReActivate. Existem diferentes modalidades deste programa tais como uma sessão teórica ou a combinação da sessão de teoria com uma ida à piscina ou ao mar.
Sou da opinião que os interessados devem fazer a modalidade de mar justamente porque é o mais próximo da realidade e que transmite ao mergulhador a sensação de estar acompanhado no seu regresso ao mar.. Certo é que uma ida à piscina pode ter a vantagem de ser um ambiente controlado mas não é tão realista, até porque muitas piscinas não têm a profundidade adequada para se treinar flutuabilidade. Trata-se um mergulho com um profissional em que se pratica certos exercícios, alguns já pré-estabelecidos tais como retirar e recolocar a máscara e exercícios de flutuabilidade mas permite a flexibilidade de se treinar outras técnicas que o mergulhador gostasse de ver relembradas, como por exemplo, o lançamento de bóia de patamar.
Este programa tem também muita utilidade antes de uma viagem se não formos mergulhadores assíduos.
Os interessados podem contactar-me para agendarmos um ReActivate e voltarmos ao mar com a maior confiança e segurança possível.







Obrigado pelas tuas palavras. Sem dúvida que a insegurança depois do curso existe mas temos de combatê-la incentivando os nossos alunos a mergulhar e eu sei que também fazes isso! Um grande abraço
Bem verdade, sensei Miguel. Diz-nos a experiência que muita gente tira o Open Water e nunca mais aparece para mergulhar. Funciona aqui o obstáculo "Será que sou capaz de mergulhar sozinho?", "Sem a bengala do instrutor ali para me ajudar?". O treino PADI Open Water é para isso mesmo, sermos independentes mas, muitas vezes, não nos sentimos como tal. Qualquer mergulhador, em qualquer momento, pode (e deve) recorrer a um mergulho com um instrutor, estamos lá para isso. E o PADI Reactivate é a ferramenta certa. Obrigado, Miguel, por este magnífico blog!